semfoto

Ricardo Toshio Yugue

Aprender uma outra língua, antes de tudo, ampliou a minha visão e as possibilidades em relação ao mundo. Me possibilitou incontáveis oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, desde competências necessárias para meu desenvolvimento acadêmico e profissional, até a possibilidade de conhecer e me relacionar melhor em um mundo globalizado.
De maneira objetiva, após ter me graduado em farmácia e bioquímica e administração de empresas pela USP e me pós-graduado em administração, tive a oportunidade de participar em vários projetos internacionais. Como resultado, em 2004 assumi uma posição no escritório global da organização em que trabalho atualmente. Na estrutura em Bruxelas éramos em aproximadamente 35 profissionais originários de 16 países com 13 línguas diferentes, mas tendo o inglês como língua oficial de trabalho. De volta ao Brasil em 2005, continuei a ter participação em grupos de trabalho globais nos quais as interações têm se tornado cada vez mais freqüentes à medida em que se torna cada vez mais intensivo o uso dos novos canais e tecnologias de comunicação.
No entanto preciso dizer que o CCBEU foi muito além do ensino da língua inglesa. Devo a ele e aos professores, em especial à Walkíria Darahem, uma parte substancial dos valores que sempre me conduziram em minhas relações profissionais e pessoais.
Parabéns ao CCBEU – Tupã pelos seus 35 anos. Tenho muito orgulho por ter feito parte de sua história de sucesso.
Farmacêutico, MBA e PMP
Aluno do CCBEU – Tupã de 1979 a 1981